Em meio ao Acervo Oldtimer Volkswagen, reside uma relíquia singular: a Kombi ferroviária 1955, também conhecida como Klv-20. Essa raridade, recentemente descoberta e restaurada, nos transporta para uma época em que a Kombi era utilizada de maneiras inovadoras.

Uma Kombi nos trilhos?
Em 1955, a Volkswagen revelou a Klv-20, uma versão especial da Kombi Type 2 projetada para uso em ferrovias. Essa ideia inovadora possibilitava que a Kombi versátil se adaptasse a um novo ambiente de trabalho, atendendo às necessidades da Deutsche Bundesbahn (DB), a ferrovia nacional alemã.

Manutenção em movimento:
As Kombis ferroviárias eram usadas principalmente para manutenção de trilhos e sinalização, em viagens de inspeção e reparo. Equipadas com ferramentas e materiais específicos, elas percorriam os trilhos, garantindo a segurança e a eficiência do sistema ferroviário.

Adaptando-se aos desafios:
Ao contrário da Kombi tradicional, a Klv-20 apresentava diversas adaptações para seu uso ferroviário. Entre elas:
- Flange ferroviário: instalado nas rodas traseiras, permitia que a Kombi se guiasse pelos trilhos.
- Motor mais potente: necessário para tracionar a Kombi nos trilhos e transportar equipamentos.
- Suspensão reforçada: para lidar com os impactos da superfície irregular dos trilhos.
- Cabine modificada: com assentos adicionais e espaço para ferramentas e materiais.







