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Kombi Ferroviária 1955: Uma relíquia da engenhosidade alemã

Em meio ao Acervo Oldtimer Volkswagen, reside uma relíquia singular: a Kombi ferroviária 1955, também conhecida como Klv-20. Essa raridade, recentemente descoberta e restaurada, nos transporta para uma época em que a Kombi era utilizada de maneiras inovadoras.

Uma Kombi nos trilhos?

Em 1955, a Volkswagen revelou a Klv-20, uma versão especial da Kombi Type 2 projetada para uso em ferrovias. Essa ideia inovadora possibilitava que a Kombi versátil se adaptasse a um novo ambiente de trabalho, atendendo às necessidades da Deutsche Bundesbahn (DB), a ferrovia nacional alemã.

Manutenção em movimento:

As Kombis ferroviárias eram usadas principalmente para manutenção de trilhos e sinalização, em viagens de inspeção e reparo. Equipadas com ferramentas e materiais específicos, elas percorriam os trilhos, garantindo a segurança e a eficiência do sistema ferroviário.

Adaptando-se aos desafios:

Ao contrário da Kombi tradicional, a Klv-20 apresentava diversas adaptações para seu uso ferroviário. Entre elas:

  • Flange ferroviário: instalado nas rodas traseiras, permitia que a Kombi se guiasse pelos trilhos.
  • Motor mais potente: necessário para tracionar a Kombi nos trilhos e transportar equipamentos.
  • Suspensão reforçada: para lidar com os impactos da superfície irregular dos trilhos.
  • Cabine modificada: com assentos adicionais e espaço para ferramentas e materiais.

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