Rodar com pneus seguros é fundamental para garantir a sua segurança e a de todos no trânsito. Pneus carecas ou danificados podem causar acidentes graves. Veja algumas dicas para saber a hora certa de trocar os seus pneus
Desgaste da banda de rodagem: O principal indicador de desgaste é o TWI (Tread Wear Indicator), aquele pequeno ressalto de borracha entre os sulcos do pneu. Quando a borracha se desgasta e o TWI fica nivelado com a superfície do pneu, é hora de troca. No Brasil, a profundidade mínima do sulco é de 1.6 mm.
Idade dos pneus: Pneus tem validade! Geralmente indicada por um número na lateral do pneu, ela representa o tempo máximo que o pneu pode ser usado com segurança. Mesmo que a banda de rodagem esteja ok, é recomendado a troca após 10 anos da fabricação.
Danos aos Pneus: Furos, cortes, bolhas ou deformações indicam que o pneu está comprometido e precisa ser substituído imediatamente. Sinais durante a condução: Vibrações no volante, ruídos estranhos e dificuldade para frear ou dirigir em linha reta podem ser sinais de problemas com os pneus.
Dicas extras:
- Calibre os pneus regularmente.
- Faça o rodízio a cada 5.000 km ou 8.000 km.
- Evite freadas bruscas, derrapagens e dirija com calma em terrenos irregulares.