O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros (CNCGBM) apresentou diretrizes inéditas para a instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em prédios brasileiros. A proposta busca reforçar a proteção contra incêndios e diminuir os riscos em garagens e áreas destinadas ao carregamento. Essas normas foram estruturadas a partir de estudos internacionais, ensaios técnicos e casos práticos, servindo como referência para construtoras, incorporadoras, síndicos e motoristas que utilizam carros elétricos.

Repercussão e críticas
Apesar de receber elogios pela padronização e pela preocupação em prédios de nova construção, o documento foi alvo de críticas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A entidade argumenta que muitas exigências são de difícil aplicação em edifícios já existentes, além de representarem custos elevados para adaptação de garagens. Outro ponto contestado é a obrigatoriedade de sprinklers apenas pela presença de carregadores, algo que, segundo a ABVE, não encontra respaldo em referências internacionais.