Portal com todas as novidades sobre o universo automotivo!

Continua após Publicidade

Testado: Mercedes-AMG C63 2024 é o Classe C mais rápido de todos os tempos

Enfatizando a tecnologia e o desempenho:

Equipado com um conjunto inovador de quatro cilindros, três motores e duas transmissões, o C63 SE Performance se destaca como o Classe C mais tecnológico e potente da história, entregando uma experiência de direção eletrizante com seus 671 cavalos de potência híbridos plug-in.

Princípio da Navalha de Occam:

  • Conceito criado por William de Ockham em 1300.
  • Afirma que a explicação mais simples para um fenômeno é geralmente a correta, quando todas as opções possuem o mesmo poder explicativo.

Exemplo:

  • Um sedã compacto alemão com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
  • Explicações simples: tração nas quatro rodas, motor elétrico.
  • Explicação complexa: híbrido plug-in com tração variável e turboalimentador elétrico que recarrega a bateria.
  • No caso do Mercedes-AMG C63 SE Performance, a explicação complexa é a correta.


C63 SE Performance: Desempenho Insano, Tecnologia de F1

Pontos altos:

  • Resposta instantânea: Trem de força incrivelmente rápido e preciso.
  • Manuseio impecável: Inspira confiança ao dirigir, mesmo em altas velocidades.
  • Tecnologia de ponta: O sistema híbrido complexo oferece desempenho de outro mundo.

Detalhes:

  • Engenharia de F1: O C63 SE Performance utiliza tecnologia similar ao hipercarro One da AMG.
  • Potência bruta: 671 cv e três motores elétricos proporcionam uma experiência de condução eletrizante.
  • Inovação híbrida: O sistema complexo combina motores elétricos com um motor a combustão para máximo desempenho e eficiência.
  • Tecnologia de ponta: O turbocompressor elétrico elimina o turbo lag e garante aceleração instantânea.

Estradas a Leste de Marselha: Uma Jornada Cênica e Desafiadora

As estradas a leste de Marselha oferecem uma experiência de viagem única, combinando paisagens pitorescas, trechos desafiadores e a tranquilidade de áreas desertas.

Apesar de algumas seções estreitas, a beleza natural e a sensação de isolamento tornam essa rota memorável para os motoristas aventureiros.

Pontos chave:

  • Paisagens pitorescas: As estradas serpenteiam por paisagens deslumbrantes, proporcionando vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
  • Desafios para motoristas: Algumas seções estreitas e sinuosas exigem atenção e habilidade ao volante.
  • Tranquilidade: A maioria das estradas é pouco movimentada, oferecendo uma sensação de paz e sossego.
  • Perfeito para aventureiros: Essa rota é ideal para aqueles que apreciam a beleza natural e a emoção de dirigir em estradas desafiadoras.

C63: Uma Sinfonia Mecânica no Sul da França

Em busca do C63:

Para testar o ainda indisponível C63 nos Estados Unidos, embarcamos em uma aventura pelo sul da França, uma região com rótulos tão vibrantes quanto a própria experiência de dirigir.

Harmonia em Movimento:

Mesmo em meio ao tráfego lento, o trem de força do C63 se revelava uma orquestra mecânica impecável. Ao contrário de um veículo mal ajustado, que soa como peças em desarmonia, o C63 era uma sinfonia de engenharia.

Motor M139: Potência e Suavidade:

No modo Conforto, o motor M139 de 2.0 litros e quatro cilindros ligava e desligava com suavidade exemplar, apesar de sua potência bruta: 469 cavalos de força, 235,6 cavalos de força por litro e 23,0 psi de impulso máximo.

Personalidade Sonoramente Distinta:

Em baixas velocidades, o M139 se destacava por sua sonoridade única, vibrante e às vezes estridente, semelhante ao som de um gerador. Essa característica o diferencia dos motores tradicionais, adicionando um toque peculiar à experiência de dirigir.

Aventuras nas Estradas Sinuosas do Sul da França

Desbravando o Sudeste:

Seguindo pela costa sudeste de Marselha, encontramos estradas estreitas com apenas uma faixa em cidades minúsculas, onde a Classe C, de porte modesto, instantaneamente se transforma em um Classe S. A França nos presenteia com lombadas trapezoidais peculiares, do tamanho da largura de um carro, que exigem maestria para serem superadas. Afastando-nos delas, percebemos as placas que indicam “Verglas Fréquent” (gelo frequente), sinal de que estamos nos aproximando das melhores estradas: aquelas que parecem ter sido pavimentadas por um cachorro perseguindo sua cauda.

Uma Sinfonia de Sensações:

A textura da estrada se faz presente através do volante, e o esforço central em forma de “V” profundo oferece precisão inabalável nas velocidades ilimitadas das autobahns. O amortecimento central perfeitamente ajustado supera, em nossa opinião, o ajuste recente do BMW M3. A entrega de potência é ávida, mas o aumento subsequente do esforço se torna um pouco monótono e sutil. Nos modos Sport e superiores, o motor permanece ligado continuamente e acrescenta estalos e crepitações na direção durante acelerações intensas.

Conforto e Suporte:

Os bancos dianteiros AMG Performance opcionais oferecem excelente suporte, especialmente na região das coxas, sem serem tão restritivos quanto os da BMW. O apoio lateral e lombar são ajustáveis para um ajuste personalizado. O banco traseiro acomoda adultos com conforto, mas sem ser generoso em termos de espaço.

C63: Potência Equilibrada e Dirigibilidade Inspiradora

Desempenho:

  • O motor oferece força, mas não empolgação.
  • O som interno é discreto, contrastando com o rugido do modelo anterior V8.
  • Nos modos Sport+ e Race, a potência traseira se equilibra e a dirigibilidade se torna mais neutra.
  • O modo Drift direciona toda a potência para as rodas traseiras, exigindo trocas manuais e desativação do controle de estabilidade, mas sem oferecer um comportamento excessivamente selvagem.

Dinâmica:

  • Inspira confiança ao dirigir.
  • Suspensão firme, mas com foco no controle de rolagem, não na aspereza.
  • Estradas irregulares podem causar movimento da cabeça devido às barras estabilizadoras robustas.
  • Pedal do freio com curso inicial macio, mas frenagens potentes (de 112 km/h a 0 em 42,6 metros).

C63: Uma Fera Domesticada com Potencial Explosivo

Modo Drift: Liberte a Fera

O modo Drift coloca toda a energia nas rodas traseiras, transformando o C63 em um mestre dos deslizamentos controlados. Prepare-se para derrapar com estilo e maestria!

Aceleração Explosiva:

Experimente a adrenalina de um lançamento a 4.000 rpm. A ferocidade da aceleração te deixará sem fôlego, enquanto o motor ruge com força. Prepare-se para uma leve mudança na entrega de potência na terceira marcha, a 123 km/h, devido à dupla troca para o motor traseiro.

Desempenho de Outro Mundo:

A velocidade em linha reta do C63 é impressionante: 0 a 96 km/h em 2,9 segundos e o quarto de milha em 10,9 segundos a 195 km/h. Isso representa um ganho significativo de 0,7 e 0,6 segundos em relação ao modelo anterior, em parte devido à tração integral, uma novidade na linhagem C63 AMG. Para ter uma ideia, o E63 S com tração integral que testamos recentemente atingiu 96 km/h em 3 segundos.

Fonte: caranddriver

Publicidade

Últimas Notícias

Inscreva-se

Receba as últimas notícias e lançamentos do Portal Rumo Certo SP, fique por dentro do mundo automotivo, de graça.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Portal Rumo Certo, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.

Publicidade

Nos siga nas Redes Sociais!