Enfatizando a tecnologia e o desempenho:
Equipado com um conjunto inovador de quatro cilindros, três motores e duas transmissões, o C63 SE Performance se destaca como o Classe C mais tecnológico e potente da história, entregando uma experiência de direção eletrizante com seus 671 cavalos de potência híbridos plug-in.
Princípio da Navalha de Occam:
- Conceito criado por William de Ockham em 1300.
- Afirma que a explicação mais simples para um fenômeno é geralmente a correta, quando todas as opções possuem o mesmo poder explicativo.
Exemplo:
- Um sedã compacto alemão com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
- Explicações simples: tração nas quatro rodas, motor elétrico.
- Explicação complexa: híbrido plug-in com tração variável e turboalimentador elétrico que recarrega a bateria.
- No caso do Mercedes-AMG C63 SE Performance, a explicação complexa é a correta.
C63 SE Performance: Desempenho Insano, Tecnologia de F1
Pontos altos:
- Resposta instantânea: Trem de força incrivelmente rápido e preciso.
- Manuseio impecável: Inspira confiança ao dirigir, mesmo em altas velocidades.
- Tecnologia de ponta: O sistema híbrido complexo oferece desempenho de outro mundo.
Detalhes:
- Engenharia de F1: O C63 SE Performance utiliza tecnologia similar ao hipercarro One da AMG.
- Potência bruta: 671 cv e três motores elétricos proporcionam uma experiência de condução eletrizante.
- Inovação híbrida: O sistema complexo combina motores elétricos com um motor a combustão para máximo desempenho e eficiência.
- Tecnologia de ponta: O turbocompressor elétrico elimina o turbo lag e garante aceleração instantânea.
Estradas a Leste de Marselha: Uma Jornada Cênica e Desafiadora
As estradas a leste de Marselha oferecem uma experiência de viagem única, combinando paisagens pitorescas, trechos desafiadores e a tranquilidade de áreas desertas.
Apesar de algumas seções estreitas, a beleza natural e a sensação de isolamento tornam essa rota memorável para os motoristas aventureiros.
Pontos chave:
- Paisagens pitorescas: As estradas serpenteiam por paisagens deslumbrantes, proporcionando vistas panorâmicas de tirar o fôlego.
- Desafios para motoristas: Algumas seções estreitas e sinuosas exigem atenção e habilidade ao volante.
- Tranquilidade: A maioria das estradas é pouco movimentada, oferecendo uma sensação de paz e sossego.
- Perfeito para aventureiros: Essa rota é ideal para aqueles que apreciam a beleza natural e a emoção de dirigir em estradas desafiadoras.
C63: Uma Sinfonia Mecânica no Sul da França
Em busca do C63:
Para testar o ainda indisponível C63 nos Estados Unidos, embarcamos em uma aventura pelo sul da França, uma região com rótulos tão vibrantes quanto a própria experiência de dirigir.
Harmonia em Movimento:
Mesmo em meio ao tráfego lento, o trem de força do C63 se revelava uma orquestra mecânica impecável. Ao contrário de um veículo mal ajustado, que soa como peças em desarmonia, o C63 era uma sinfonia de engenharia.
Motor M139: Potência e Suavidade:
No modo Conforto, o motor M139 de 2.0 litros e quatro cilindros ligava e desligava com suavidade exemplar, apesar de sua potência bruta: 469 cavalos de força, 235,6 cavalos de força por litro e 23,0 psi de impulso máximo.
Personalidade Sonoramente Distinta:
Em baixas velocidades, o M139 se destacava por sua sonoridade única, vibrante e às vezes estridente, semelhante ao som de um gerador. Essa característica o diferencia dos motores tradicionais, adicionando um toque peculiar à experiência de dirigir.
Aventuras nas Estradas Sinuosas do Sul da França
Desbravando o Sudeste:
Seguindo pela costa sudeste de Marselha, encontramos estradas estreitas com apenas uma faixa em cidades minúsculas, onde a Classe C, de porte modesto, instantaneamente se transforma em um Classe S. A França nos presenteia com lombadas trapezoidais peculiares, do tamanho da largura de um carro, que exigem maestria para serem superadas. Afastando-nos delas, percebemos as placas que indicam “Verglas Fréquent” (gelo frequente), sinal de que estamos nos aproximando das melhores estradas: aquelas que parecem ter sido pavimentadas por um cachorro perseguindo sua cauda.
Uma Sinfonia de Sensações:
A textura da estrada se faz presente através do volante, e o esforço central em forma de “V” profundo oferece precisão inabalável nas velocidades ilimitadas das autobahns. O amortecimento central perfeitamente ajustado supera, em nossa opinião, o ajuste recente do BMW M3. A entrega de potência é ávida, mas o aumento subsequente do esforço se torna um pouco monótono e sutil. Nos modos Sport e superiores, o motor permanece ligado continuamente e acrescenta estalos e crepitações na direção durante acelerações intensas.
Conforto e Suporte:
Os bancos dianteiros AMG Performance opcionais oferecem excelente suporte, especialmente na região das coxas, sem serem tão restritivos quanto os da BMW. O apoio lateral e lombar são ajustáveis para um ajuste personalizado. O banco traseiro acomoda adultos com conforto, mas sem ser generoso em termos de espaço.
C63: Potência Equilibrada e Dirigibilidade Inspiradora
Desempenho:
- O motor oferece força, mas não empolgação.
- O som interno é discreto, contrastando com o rugido do modelo anterior V8.
- Nos modos Sport+ e Race, a potência traseira se equilibra e a dirigibilidade se torna mais neutra.
- O modo Drift direciona toda a potência para as rodas traseiras, exigindo trocas manuais e desativação do controle de estabilidade, mas sem oferecer um comportamento excessivamente selvagem.
Dinâmica:
- Inspira confiança ao dirigir.
- Suspensão firme, mas com foco no controle de rolagem, não na aspereza.
- Estradas irregulares podem causar movimento da cabeça devido às barras estabilizadoras robustas.
- Pedal do freio com curso inicial macio, mas frenagens potentes (de 112 km/h a 0 em 42,6 metros).
C63: Uma Fera Domesticada com Potencial Explosivo
Modo Drift: Liberte a Fera
O modo Drift coloca toda a energia nas rodas traseiras, transformando o C63 em um mestre dos deslizamentos controlados. Prepare-se para derrapar com estilo e maestria!
Aceleração Explosiva:
Experimente a adrenalina de um lançamento a 4.000 rpm. A ferocidade da aceleração te deixará sem fôlego, enquanto o motor ruge com força. Prepare-se para uma leve mudança na entrega de potência na terceira marcha, a 123 km/h, devido à dupla troca para o motor traseiro.
Desempenho de Outro Mundo:
A velocidade em linha reta do C63 é impressionante: 0 a 96 km/h em 2,9 segundos e o quarto de milha em 10,9 segundos a 195 km/h. Isso representa um ganho significativo de 0,7 e 0,6 segundos em relação ao modelo anterior, em parte devido à tração integral, uma novidade na linhagem C63 AMG. Para ter uma ideia, o E63 S com tração integral que testamos recentemente atingiu 96 km/h em 3 segundos.
Fonte: caranddriver